Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

COISAS QUE O ICQ JÁ FAZIA EM 1999 E QUE O MSN AINDA NÃO FAZ EM 2011

No final dos anos 90 ostentar um UIN (Universal Internet Number) estava para a internet assim como o número de RG estava para o mundo real. Hoje, com uma década de idade, o moribundo programa de comunicação instantânea ICQ só dá abrigo aos nostálgicos da web.

A febre do programa atingiu seu auge no final dos anos 90. Com o suporte ficando cada vez mais pesado e cheio de propagandas, os usuários migraram para o MSN Messenger. Contribuiu para isso o fato do sistema operacional da Microsoft ter integrado o Windows Messenger.

A derrocada do ICQ foi a intensa campanha de marketing da Microsoft, além das facilidades para o usuário leigo, como o uso de webcam que fez com que vários usuários migrassem para o MSN, obrigando seus (relutantes) amigos a também migrarem, já que as listas de usuários do ICQ estavam ficando cada vez mais magras.

O grande problema é que várias funcionalidades do ICQ existentes desde 1999 que, até hoje, em 2011, o Messenger ou não conseguiu implantar, ou implantou totalmente nas coxas. Vamos a elas:
1. Mensagens offline
Apesar do recurso existir no MSN, seu funcionamento é pavoroso, pra dizer o mínimo. Não raro você recebe, por vários dias, a mesma mensagem que seu amigo mandou dias atrás, a cada vez que entra no MSN. Mas o normal é você não receber nunca.

2. Mensagem para vários contatos
Até hoje o MSN não conseguiu um jeito de enviar mensagem para vários contatos. Quer viajar e mandar uma mensagem avisando várias pessoas de uma vez só? Bom, você vai ter de mandar um email… hehehehe.

3. Convite para aplicativos
Em 1999, se você queria jogar Quake com um amigo, bastava clicar no Invite do ICQ e escolher o aplicativo. O próprio ICQ abria o aplicativo e vocês já estavam conectados, em uma sessão, em vez de abrir o jogo, conectar-se ao servidor e procurar seu amigo lá. Essa funcionalidade valia para vários aplicativos. Hoje em 2011, o MSN ainda não tem nada assim.

4. Envio de links em massa
Tudo bem que hoje existe o Twitter, Orkut, e muita gente reclamava de spam, mas bastava marcar a opção “aceitar apenas links de amigos”. E outra: e quem não tem Twitter? (Acredite, muita gente não tem twitter ou tem e nunca usa). No MSN vai ter que colar o link janela por janela. O ICQ te ajudava a mandar um link de determinado site para várias pessoas ao mesmo tempo, poupando trabalho.

5. Chat
O chat do ICQ permitia ver o que o amigo digitava e deixava a conversa bem mais rápida, pois às vezes você já imaginava como terminaria a frase. Sem contar que era bem mais direta, sem frufrus como os chatíssimos emoticons animados do MSN. Você podia colocar 6 pessoas na janela, sem o muquifo que rola quando se tenta fazer o mesmo no MSN.

6. Transferência de arquivos
Sabe-se lá porque, (talvez pelo MSN usar a porta 80, que é a mesma da navegação web, e não exatamente a mais recomendada para transferir arquivos), o ICQ bate fácil o MSN na hora de transferir um arquivo. Duvida? Experimente então enviar o mesmo arquivo pelo MSN e depois pelo ICQ.

Bom, essas são só algumas considerações. Se você lembrar de mais alguma coisa que sente falta no MSN hoje em dia e que o ICQ já fazia há 10 anos, manda aí nos comentários!

Fonte: Não Acredito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...