Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DÁ PRA SER FELIZ COM PSORÍASE?

Opa, e aí, povo, blz?
Amanhã, dia 23 de outubro, é Dia Mundial da Psoríase. Provavelmente muitos de vocês ficaram com uma interrogação enorme, pois muita gente ainda sequer sabe o que é isso. Mas quem tem sabe muito bem o que é.
Psoríase é uma doença autoimune (ou seja, o sistema imunológico passa a atacar as células sadias do organismo) que se manifesta na pele em forma de manchas vermelhas com casca e bastante ressecadas. Não se sabe exatamente o porque de ela aparecer, mas situações emocionais influenciam muito. Fisicamente não incomoda muito, pois as manchas não coçam, não ardem e não é contagioso. Mas os efeitos psicológicos podem ser enormes.

Por que? Se imagine com o corpo coberto de manchas com casca, e um bando de FDP te olhando torto perguntando “o que é isso?”. Você precisa explicar 500 mil vezes o que é psoríase, que “não, não é irritação do sabonete, nem alergia do hidratante”. Você olha onde está sentado e o chão está coberto de casquinhas que caem das lesões. Aos poucos, começa a notar que os colegas na faculdade, namorada, se afastam de você, te evitam, ou com nojo das lesões, ou com medo de ser contagioso (o que, como eu já disse, não é). Aos poucos, você começa a preferir roupas compridas, como calça e camisa de manga longa, para esconder as lesões que tomam todo o corpo (nos casos mais críticos), mas elas logo aparecem no rosto. Aí não tem como esconder. Você começa a ter vergonha de sair na rua. Até pra comprar o pãozinho na padaria é uma tormenta, pois sabe que todo mundo vai olhar para você. Começa a se sentir péssimo, com vergonha do próprio corpo. Começa a evitar as pessoas. Conseguiu se imaginar? Qual seria o resultado disso tudo? No mínimo, uma bela depressão.
Como se não bastasse o que a própria pessoa sente, ainda tem de enfrentar o preconceito dos outros. Uma pesquisa feita mostrou que 83% das pessoas evitam contato com alguém que tem psoríase, e 67% não namorariam alguém com psoríase.
É assim a vida de uma pessoa que tem psoríase. E até que se acha o tratamento ideal a espera é quase insuportável. Esta doença não tem cura, mas com o tratamento a base de Acitretina (o mesmo princípio ativo do Roacutan – muita gente aí deve conhecer), consegue-se controlar o sintomas, exceto uma e outra teimosa que insiste em aparecer às vezes.

3 comentários:

  1. Belo post, como portador de psoriase digo que está cada vez mais dificil viver com essa doença, a cada dia que passa muitos te discriminam, como pra mim está dificil, até para procurar emprego há discriminação, é triste, doloroso, estou em um processo muito dificil de aceitação, terminei um relacionamento de 3 anos por outros problemas e a psoriase ajudou um pouco, estou com lesoes no corpo todo, até no rosto, testa, atrás das orelhas, dói muito saber que sou diferente, não é facil, já pensei muitas vezes em dar um ponto final nisso, apesar que viver e muito bom mas é muito ruim também e no meu caso está sendo muito ruim viver com isso.

    ResponderExcluir
  2. RAFA, ACREDITO QUE ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DA AJUDA DE UM TERAPEUTA, PARA TE AJUDAR EM SUA AUTO ESTIMA...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Depois se possivel entre no meu site e de uma lida a respeito dos produtos que temos a venda poderosos aliados no tratamento da psoriase !

    www.glukdermsp.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...